Pasted Graphic
Higienização de Reservatórios

De acordo com a legislação ambiental do estado do Rio de Janeiro, todos os estabelecimentos residenciais, comerciais e industriais que tenham acesso para o público, deverão efetuar a higienização dos reservatórios de água potável de seis em seis meses e a água deverá ser analisada por laboratório licenciado pelo INEA e o laudo fixado em local visível. Essa higienização deverá ser realizada por empresa licenciada pelo INEA e dentro da validade do seu certificado.

A HIENA executa a higienização dos reservatórios utilizando bomba de submersão e máquina de alta pressão para a limpeza das paredes internas. Após a limpeza o reservatório é desinfectado com produtos adequados e autorizados pelo INEA.

Licença de operação da HIENA concedida pelo INEA LAS N˚ IN016640.


NOSSO BIÓLOGO FALOU
Conversa com quem sabe…
Higienização dos reservatórios de água potável.

A limpeza e higienização de reservatórios de água potável, como caixas d´agua e cisternas, por exemplo, são as formas mais eficazes no combate à contaminação da água que consumimos. A água é um excelente meio para crescimento microbiano e, portanto, deve ser tratada.

Todos os resevatórios de água adquirem na sua superfície interior um biofilme, que deve ser removido periodicamente. Esse biofilme é o resultado de diversos mecanismos físicos-quimicos e biológicos que atuam em conjunto se tornando um reservatório de microorganismos que podem passar para a água armazenada nas caixas e cisternas.

É de extrema importância lavar o reservatório numa periodicidade mínima de 6 meses, acompanhar o serviço de lavagem e fazer a adequada análise de água para atestar as reais condições de consumo, nunca esquecendo que Certificado de Limpeza não é Laudo de Laboratório.

As alternativas são: contratar o serviço de limpeza que já inclua o fornecimento de um Laudo de Análise vindo de laboratório especializado ou contratar diretamente o laboratório para a realização da análise após a higienização do reservatório.

O mais importante de tudo é estar sempre atento aos potenciais de contaminação de água nos reservatórios pois a água é o bem mais precioso da natureza e água limpa é sinônimo de saúde.


Texto: Luciana Smarzaro da Igreja